sexta-feira, 30 de julho de 2010

Identidade Vloger.

Prepara-se para nos próximos 10 minutos de sua vida ouvir piadinhas subliminares, palavrões e atuação de pessoas tentando parecer nerds, antipáticas, que não ligam pra você, mas na verdade só faz isso por você os vê. Ser somente isso que os vlogers têm a lhe oferecer?
Ser vloger pode ser considerado uma nova "modinha". Aqui no Brasil liderada pelo web star Pc Siqueira em seu canal Maspoxavida. Campeão de audiência no youtube. Seguido de Felipe Neto do canal Não faz sentido e os Vagazóides.
Óbvio quando algo faz sucesso aparecem outras pessoas que querem fazer algo diferente, ou melhor. Assim como aparecem pessoas que fazem tudo igual.
As pessoas que são vidradas no youtube, em sua maioria não entende o significado das palavras inspiração e ironia.
Se você está começando ser um vloger, é óbvio que você já viu muitos vídeos de outros vlogers. Sejam nacionais ou internacionais. E você levará para seu próprio vlog muitas características dos outros vlogers que você assistiu.
Isso deveria ser uma honra para os vlogers mais conhecidos. Desde que não seja feito em demasia. Pois cansa a beleza desses web stars e futuramente cansará a sua. Quando chover de comentários dizendo que você está copiando "fulano" ou "sicrano".
Os próprios vlogers que são "copiados" não aparentam se importar tanto. Porém os fãs...
Quanto à ironia. É comum imagino. Que quando você vê algo que não gosta você critique. Principalmente quando você é vloger novato, e que de alguma forma contra-argumentar com seu ídolo/rival. Muitos usam uma pitada de ironia nisso. E são mal entendidos. O que resulta em uma enorme lista de emails dizendo coisas horríveis do seu vídeo que você tanto gostaria que fosse do agrado de todos.
Nos últimos dias eu dei uma olhada em alguns vlogers. E tem canais bem interessantes. Mas o que parece é que os vlogers têm o mesmo tipo de identidade. O que faz os fãs mais compulsivos pensar/dizer que ele é uma cópia do seu web star favorito.
Devido à modinha nerd, os vlogers em sua maioria parecem pessoas de nível econômico um tanto maior que a média, provenientes das regiões sudeste/sul e quem em sua maioria pareceram sofrer algum tipo de Bulying na infância/adolescência.
São pessoas de uma gama de conhecimentos de informática no mínimo razoáveis a julgar pelas edições de vídeos e algum atrativo m sua aparência isso pode se classificar em:
Cara de retardado; cara de menino mau; óculos; tatuagens; piercings; cabelos exóticos e etc.
Em sua maioria suas funções estão em difamar pessoas que aparecem na mídia (Justin Beiber, Stallone, os Colírios, Cine, Restart) o que provocar um profundo ódio as pessoas fãs dos mesmos e uma profunda lealdade a pessoas que são anti-fãs dos mesmos. Sendo que os dois lados em sua maioria estão caindo em modinhas.

Uma pessoa que me pareceu decente entre os vlogers, porém teve uma má repercussão e tem vídeos bem editados foi Denis Lee. Isso porque em seus vídeos citou no web star Pc Siqueira. Sendo alvo de fãs naturalmente cegos e um tanto fanáticos em alguns casos.
O que eu digo não é regra. Existem vlogers de idades diferentes, que abordam assuntos diferentes e não dedicam todo seu tempo a difamação de algum gosto popular que particularmente ele acha ruim.
Até agora eu gostaria de dar destaque para os canais: Feio por dentro e Meu Reality. Eu vi poucos vlogs. Gosto de alguns deles. Como o Gabbie disse oi e Ferdi Mendonça do Kiwiiateyou. Que como outros vlogers são pessoas de aparência com certos atrativos como citei antes.

Isso não exclui dos meus gostos os vlogers de maior sucesso. Mas eu acredito que já existe muita mídia sobre eles então uma pessoa a mais ou a menos falando bem ou mal deles não faria diferença. A não ser que você seja famoso. Ou o Fiuk.

Quanto incentivar os outros vlogers é bem mais necessário e nobre, ressaltando o maior valor e a contribuição que eles dão para esse universo artístico.
Outra coisa que aparenta ser necessário para tais artistas virtuais são a presença de bichinhos de estimação/pelúcia, e aparelhinhos eletrônicos do seu dia-a-dia, que me fazem pensar que suas personalidades não são bem diferentes.
Resumindo.

Se você é um vloger ou quer ser um. Por favor. Não interprete um personagem, ou pelo menos tente. Se você tem peito pra ficar frente a uma câmera falando todas as mazelas de sua vida e postar na internet pra ficar a critério de muitas pessoas dotadas dos mais diferentes estilos e gostos tente fazer com que isso de forma natural e bem orquestrada.

Saiba assumir as conseqüências dos seus atos e de sua possível futura fama. Pra quê você quer um twitter se você não responde as pessoas que te dão audiência? Diz aí? Pra que você pede para pessoa te seguir no twitter se você mal liga para o que ela diz? Ou te pergunta?

É simplesmente triste e revoltante. Você fala de maneira que gostaria de ser notado e eles não dão bola. A não ser que você seja um fake do Justin Beiber que aparece xingando eles. AÍ SIM! Eles aparecem comentando e dando todos aqueles twittis de ridicularizarão que eles devem ter levado pessoalmente boa parte da sua vida pessoalmente.
A arte vloger. Deve ter seu destaque nesse país. Afinal muitas pessoas mostram seu talento por meio desses e levam um pouco de alegria as pessoas e assuntos a rodinhas de amigos, sejam achando algum babaca ou um deus.

Esta é minha maneira de tentar traçar um elo pela identidade vloger E fica aqui meu apelo que se você é ou quer ser um vloger. Independente de ser bonito (a), legal, nerd ou não tá nem aí pra essa porra toda, por favor. Sejam legais com seus fãs. Não precisa dizer que os ama como nosso amigo Fiuk, só basta dar atenção.

Não seja aquele ótario pelo qual você sofreu por toda sua vida nerd. Só porque agora as pessoas gastam alguns minutos e sua vida assistindo seus vídeos.

6 comentários:

  1. Realmente tem Vloger que faz peça de teatro nos videos

    ResponderExcluir
  2. Interessante isso
    Não foi nem a favor nem contra os vlogers
    Mas reclamou da falta de atenção deles depois que conseguiram fama.
    Interessante
    Boa observação.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. E gostei muito, Falou tudo!
    A fama dos "Tais" vloggeiros. É graças aos famosos trolls, e muito mais a seus fã's, que na maioria das vezes esses vloggeiros não tinha fã's e passam a ter justamente por seu ato de criar um Vlog. Belo Texto Anibal. Gostei mesmo!!
    By:~SLayKer Cortês. (vai um pouquinho de merchandagem)[?] rsrsr.
    www.slayker.rg3.net

    ResponderExcluir